Voltar ao topo.Ver em Libras.
Clique e ouça Divina Musica
Instituto Sétima Onda
Sétima Onda ou SEON ... Nome inspirado na crença entre os surfistas de que a sétima onda é a maior onda.
SEON, palavra de origem oriental que significa, alcançar a paz através do pleno
conhecimento e amor pela humanidade.
texto a servico do bem

Os benefícios da Shantala#

« Última» Primeira
🛈ImprimirReportar erroTags:beneficios, esperar, exclusivo, calmo, chorar, fome, sono e inicie421 palavras6 min. para ler
Os benefícios da ShantalaVer imagem ampliada
A massagem especial para os pequenos é originária da Índia. Foi descoberta pelo médico francês Frédérick Leboyer, no início do século XX, em uma viagem pelo país. Ele viu uma mulher paraplégica em uma calçada massageando um bebê. O nome dela era Shantala e vivia em uma associação de caridade em Calcutá.

Durante dias, Leboyer acompanhou Shantala e aprendeu como se realiza os movimentos. O médico ficou encantado com a relação de amor e cumplicidade existente entre mãe e filho. Leboyer foi o grande responsável por trazer e divulgar a massagem no Ocidente. Desde então, ela vem sendo usada por mães no mundo todo.

As vantagens da shantala são muitas. Podem variar de um bebê para outro, contudo, de um modo geral, eles ficam mais calmos, dormem melhor e sofrem menos com cólicas, indigestão e outros problemas. Ela estreita bastante os laços afetivos entre a mãe e o filho. Além disso, a mãe aprende a lidar melhor com a criança, adquirindo maior confiança.


Aprenda a se preparar

A shantala precisa virar uma rotina, mas não de modo massante. Por isso, o ideal é que seja praticada diariamente, no horário que for mais apropriado para a mãe e o bebê. A mãe não pode estar estressada ou preocupada com alguma coisa. É preciso reservar um tempo exclusivo para lidar com o bebê.

O bebê precisa estar calmo, sem chorar, sem fome ou sono. Também não é recomendado que se inicie a massagem logo depois da mamada. Deve-se esperar no mínimo meia hora até começar, pois ele pode regurgitar. A shantala deve ser suspensa se o bebê estiver gripado, com febre ou outro sintoma.

Pode ser usado algum óleo especial para bebês. Porém, é preciso ficar atento a algum sinal de alergia ou brotoejas. Neste caso, é melhor suspender a massagem até que o bebê fique bem. Como ele estará sem as roupas, é bom ficar atento para o ambiente, não pode estar muito frio para que a criança não se resfrie.

É bom colocar uma música para relaxar, mas o ideal é que o ambiente esteja silencioso. O toque precisa ser firme e confortável, tanto para a mãe quanto para o bebê. Também é recomendado que se coloque uma almofada embaixo do bebê para acomodá-lo melhor.

Apesar de originalmente a shantala ser feita pelas mães em bebês, ela também pode ser feita pelos pais ou outras pessoas próximas e em crianças maiores, de até 9 anos.

Por: Maria Clara Corsino.

Conteúdo www.cpt.com.br/noticias/os-beneficios-da-shantala