Voltar ao topo.Ver em Libras.
Clique e ouça Divina Musica
Instituto Sétima Onda
Sétima Onda ou SEON ... Nome inspirado na crença entre os surfistas de que a sétima onda é a maior onda.
SEON, palavra de origem oriental que significa, alcançar a paz através do pleno
conhecimento e amor pela humanidade.
texto a servico do bem

O que são Terapias Integrativas e Complementares#

« Última» Primeira
🛈ImprimirReportar erroTags:segundo, plano, ações, vindo, implantar, experiências, pioneiras e atualmente272 palavras5 min. para ler
O que são Terapias Integrativas e ComplementaresVer imagem ampliada
Segundo o documento ‘Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS - ATITUDE DE AMPLIAÇÃO DE ACESSO’ do Ministério da Saúde: "O campo da PNPIC contempla sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos, os quais são também denominados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de medicina tradicional e complementar/alternativa (MT/MCA) (WHO, 2002). Tais sistemas e recursos envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Outros pontos compartilhados pelas diversas abordagens abrangidas nesse campo são a visão ampliada do processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado.

No Brasil, a legitimação e a institucionalização dessas abordagens de atenção à saúde se iniciaram a partir da década de 1980, principalmente, após a criação do SUS. Com a descentralização e a participação popular, os estados e os municípios ganharam maior autonomia na definição de suas políticas e ações em saúde, vindo a implantar as experiências pioneiras.”

Atualmente, são 29 as práticas contempladas no Plano Nacional de Práticas Integrativas e Complementares:
Homeopatia, Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Ayurveda, Medicina Antroposófica, Naturopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo Social/Crenoterapia, Reiki, Yoga, Arteterapia, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Apiterapia, Aromaterapia, Bioenergética, Constelação familiar, Cromoterapia, Geoterapia, Hipnoterapia, Imposição de mãos, Ozonioterapia e Terapia de Florais.

Conteúdo: https://healingflorais.com.br/tic/ - Fonte:  http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_praticas_integrativas_complementares_2ed.pdf , visto em 14/05/18